sexta-feira, 26 de abril de 2013

O AVÔ DO VIPER


A rivalidade entre a Corvette da Chevrolet e o Viper da Dodge não é coisa nova, ela existe desde que a "Vibora" foi lançada em 1992. Porém essa guerra entre as montadoras poderia ter começado bem antes.
Vamos voltar ao ano de 1953, quando a Corvette foi lançada. Com um visual de esportivo europeu e carroceria de fibra de vidro, o carro foi uma agradável surpresa para aqueles que estavam acostumados a comprar Porsche e Jaguar. Depois de algum tempo o motor original de 6 cilindros em linha foi substituído por um V8 e pronto, a receita de sucesso dura até hoje.
Em 1955 a Ford lançou o Thunderbird, que tinha o mesmo apelo e fez bastante sucesso, mas não teve a mesma longevidade.
Até hoje os fans da Chrysler se perguntam qual seria o motivo que levou a marca a demorar tanto para entrar nessa briga, porém, a verdade é que eles tinham até um protótipo pronto para enfrentar a concorrência, mas infelizmente a ideia nunca chegou até a linha de montagem.


Batizado de "Storm 250", o carro tinha um design lindo, feito por Frank Zeder, chefe do dept. de criatividade da marca. Esse desenho foi baseado em croquis de um carro de corridas da Dodge que também nunca foi produzido. O carro teria que ser extremamente leve, tal qual a concorrente da Chevy, porem teria que ser usado um material mais nobre na confecção da carroceria e o alumínio foi escolhido.


 O motor que impulsionaria a obra prima era a novidade da Chrysler na época, o lendário HEMI, com 260cv. Nos primeiros testes o carro cobriu o 1/4 de milha em 14,7 segundos, uma marca de respeito para os padrões da época.


Bonito, com excelente performance e projetado em um tempo em que os consumidores americanos estavam ávidos por novidades, então por que não deu certo?
Rivalidades internas da empresa e falta de visão da diretoria acabaram invalidar uma ótima ideia. Felizmente o protótipo não foi destruído e recentemente passou por uma reforma completa e pode ser admirado por aqueles que visitam o Petersen Auto Museum em los Angeles, California.
Aposto que você está imaginado alinhar o carro ao lado de uma Stingray 63 e ver o que acontece no fim do retão.

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