segunda-feira, 6 de maio de 2013

MUSTANG V10


O Mustang sempre foi o mais desejado dos carros que a Ford produziu. O estilo agressivo, a performance digna de um carro de pista sempre fez com que ele povoasse os sonhos daqueles apaixonados por “Muscle Cars”.
Porém a sua carreira não foi sempre cheia de glórias, durante a crise do petróleo da década de 70, a Ford decidiu eliminar a personalidade esportiva do Mustang e transformá-lo em um compacto econômico. Assim nascia o Mustang ll.
O carro nunca foi visto com bons olhos pelos fans da marca; com performance ridícula e design de gosto duvidoso, o Mustang ll fez historio como sendo o pior de todos os Mustangs já produzidos.


 Porém, a empresa “A-TEAM RACING” dos EUA, decidiu salvar a reputação do carrinho, com um projeto  extremamente radical : a ideia é construir um Mustang ll com estrutura tubular, suspensões de competição e com o maior motor que eles pudessem instalar “entre as pernas” do carro.


O modelo escolhido foi um “Fastback”  74 e o ano não foi escolhido por acaso, 1974 foi o mais infame no currículo do Mustang, pois o motor V8 não era oferecido nem mesmo como opcional.
A parte mais importante do projeto é sem dúvida, o motor e o escolhido foi o V10 das pick ups Ford Triton. Produzidos entre 1997 a 2010, esse motor tem 6,8 litros, (413 pol. cub.) e conta com 310cv na configuração original de fábrica. Para o projeto, o “montro” ainda recebeu um novo coletor de admissão exclusivo, confeccionado em aço inox
Quando os membros da equipe foram perguntados sobre o “Por Que” da escolha deste motor  quando um bom V8 poderia fazer tranquilamente o serviço (é bom lembrar que o V10 da Ford é um motor de caminhão e não um V10 de performance como o motor do Viper), eles responderam:  O V8 seria muito óbvio, estávamos procurando por um desafio e por algo realmente novo.

Pelas fotos podemos ver que o carro está ficando fantástico e que pelo menos deste Mustang ll, ninguém vai poder falar mal.

Texto Rubens Jr.

Rodas de Corvette

Estrutura tubular, com dois tanques de combustível de cada lado


Ficou bonito?


sexta-feira, 3 de maio de 2013

PNEUS PARA SEU ANTIGO

                                                      PNEUS PARA SEU ANTIGO


A Empresa curitibana PHOENIX STUDIO conta com o maior estoque do Brasil em pneus para carros clássico, hot rods e muscle cars.



Marcas consagradas como BF Goodrich, Coker, American Classic, Firestone, nas mais diversas medidas.

Ligue e confira.

(41) 3089-9191, com o Rubens

sexta-feira, 26 de abril de 2013

O AVÔ DO VIPER


A rivalidade entre a Corvette da Chevrolet e o Viper da Dodge não é coisa nova, ela existe desde que a "Vibora" foi lançada em 1992. Porém essa guerra entre as montadoras poderia ter começado bem antes.
Vamos voltar ao ano de 1953, quando a Corvette foi lançada. Com um visual de esportivo europeu e carroceria de fibra de vidro, o carro foi uma agradável surpresa para aqueles que estavam acostumados a comprar Porsche e Jaguar. Depois de algum tempo o motor original de 6 cilindros em linha foi substituído por um V8 e pronto, a receita de sucesso dura até hoje.
Em 1955 a Ford lançou o Thunderbird, que tinha o mesmo apelo e fez bastante sucesso, mas não teve a mesma longevidade.
Até hoje os fans da Chrysler se perguntam qual seria o motivo que levou a marca a demorar tanto para entrar nessa briga, porém, a verdade é que eles tinham até um protótipo pronto para enfrentar a concorrência, mas infelizmente a ideia nunca chegou até a linha de montagem.


Batizado de "Storm 250", o carro tinha um design lindo, feito por Frank Zeder, chefe do dept. de criatividade da marca. Esse desenho foi baseado em croquis de um carro de corridas da Dodge que também nunca foi produzido. O carro teria que ser extremamente leve, tal qual a concorrente da Chevy, porem teria que ser usado um material mais nobre na confecção da carroceria e o alumínio foi escolhido.


 O motor que impulsionaria a obra prima era a novidade da Chrysler na época, o lendário HEMI, com 260cv. Nos primeiros testes o carro cobriu o 1/4 de milha em 14,7 segundos, uma marca de respeito para os padrões da época.


Bonito, com excelente performance e projetado em um tempo em que os consumidores americanos estavam ávidos por novidades, então por que não deu certo?
Rivalidades internas da empresa e falta de visão da diretoria acabaram invalidar uma ótima ideia. Felizmente o protótipo não foi destruído e recentemente passou por uma reforma completa e pode ser admirado por aqueles que visitam o Petersen Auto Museum em los Angeles, California.
Aposto que você está imaginado alinhar o carro ao lado de uma Stingray 63 e ver o que acontece no fim do retão.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

                                              MUSTANG MEETING 2013

"Curitiba, a capital nacional do Hot Rod".... já ouvimos essa frase várias vezes e se analisarmos o número e a qualidade dos eventos que acontecem aqui, chegamos a conclusão que isso é verdade. E se chegamos a esse status, é devido ao empenho dos donos  de carros e dos clubes da cidade.
Um dos clubes mais dedicados e empolgados é o Mustang Clube do Paraná, que anualmente reúne seus associados nas dependências da concessionária Ford Metropolitana. 
Esse ano a festa aconteceu no dia 14 de abril e posso afirmar que foi um evento fantástico, com um sol lindo brilhando o dia todo, coisa rara aqui em Curitiba e com uma boa dose de Oldie  Rock'n Roll ao vivo.
O evento reuniu dezenas de Mustangs, representando todas as gerações do Pony Car. Para quem é fã do carro, foi uma verdadeira "overdose".
Participaram do evento ainda, a Confraria do Hot,  https://www.facebook.com/groups/285535961469647/?fref=ts


A festa contou a com a cobertura exclusiva do blog Single Cars
  https://www.facebook.com/SingleCars?fref=ts

Aqui estão algumas fotos da festa.












































Texto Rubens Jr.